boo box

UOL

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Legião Urbana



          Oi pessoal, hoje resolvi falar um pouco sobre essa banda que particularmente eu adoro, e que infelizmente não toca desde setembro de 1996.

          A banda surgiu em agosto de 1982, e em setembro fizeram a primeira apresentação durante o festival Rock no Parque, em Patos de Minas. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos.


Legião Urbana



          A Legião Urbana era formada por Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá, e foram estes três fiéis amigos escreveram a história dessa banda do começo ao fim.

           O álbum mais vendido foi As Quatro Estações, com mais de 1,7 milhões de cópias, do qual 9 canções de um total de 11 foram tocadas nas rádios. Foi o quarto disco da banda e considerado o disco mais 'religioso'. Não é a toa que minha música favorita está neste álbum: Há Tempos. Cliquem no link abaixo para dar uma conferida.



http://www.youtube.com/watch?v=rnCTXKqfuGc


          Após 1 ano do lançamento desde cd, Renato descobriu que tinha o vírus do HIV, isso não impediu que ainda gravassem os outros 4 álbuns, mas atrapalhou bastante, pois na época a doença ainda não era tão conhecida.

          A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996, foi o último da banda. As letras, em geral, abordam temas como solidão, passado, amor, depressão, homossexualidade, AIDS, intolerância e injustiças, sendo um disco "melodramático" e de alma triste.
          
          O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda. Renato Russo faleceu 21 dias após o lançamento de A Tempestade, no dia 11 de Outubro de 1996. Uma Outra Estação foi um álbum póstumo. A ideia original era de que A Tempestade fosse um álbum duplo. Como saiu simples, as sobras de estúdio foram compiladas nesse álbum de 1997.

           Em 05 de Setembro de 2009, o site oficial da banda divulgou um comunicado, em nome da família Manfredini, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e da gravadora EMI-Music, esclarecendo que a Legião Urbana não voltaria às suas atividades, ao contrário das informações que circulavam através de boatos, uma vez por respeito a Renato Russo que jamais seria substituído. Ainda no intuito de aniquilar falsas informações, deixa claro que Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos não pretendem formar uma nova banda.

          Para conferir mais notícias sobre Legião Urbana e discografiaé só entrar no site oficial, cujo objetivo é estreitar os vínculos entre a obra da banda e seu público.


Um comentário: